Dia do Consumidor 2024
Hoje é uma data importante que destaca o papel fundamental dos consumidores na economia e na sociedade. É importante lembrar que todos representamos esse papel em muitos momentos.
Mais do que uma oportunidade para descontos e promoções, é uma homenagem ao direito de fazer escolhas informadas, de receber produtos e serviços de qualidade e de ser tratado com respeito e dignidade.
É uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de um relacionamento ético e transparente entre empresas e consumidores, com base na confiança e na responsabilidade mútua.
A história começa no direito
Tudo começou em 1960, quando o presidente americano John Kennedy discursou sobre os direitos fundamentais de todo consumidor ter segurança, informação, escolha e ser ouvido.
Esse foi um marco que impulsionou vários países a voltarem sua atenção para a importância da proteção ao consumidor.
No Brasil, em 1988 foi incluído na Constituição Federal o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele regula todas as relações de consumo, estabelecendo direitos e deveres tanto para consumidores quanto para empresas.
O CDC é um grande aliado do empreendedor na hora de pensar sobre gestão de crise no atendimento. Podemos usar a defesa ao consumidor a nosso favor, quando antecipamos problemas e criamos soluções.
O poder dos consumidores
Sendo consumidores, reconhecemos que não somos apenas clientes em potencial, mas indivíduos com necessidades, desejos e expectativas legítimas.
Consumidores têm o poder de influenciar as práticas de mercado, exigir produtos mais seguros, sustentáveis e acessíveis, promover mudanças positivas na sociedade.
Com isso, podemos repensar nossos hábitos de consumo, valorizarmos produtos e serviços para o bem-estar pessoal e coletivo, e em práticas que respeitem o meio ambiente e futuras gerações.
O relacionamento entre empreendedores e consumidores é capaz de construir um mercado mais justo, transparente e sustentável.
Existem ferramentas importantes para fazer a gestão do relacionamento com o cliente, que podem auxiliar na jornada do consumidor desde o primeiro contato.
Como empreendedores, precisamos usar o conhecimento sobre a jornada do cliente para entender quais as necessidades dele e como ele reage às soluções que apresentamos.
Desta maneira, melhoramos nossa comunicação com ele e nosso negócio. É uma relação ganha-ganha.