Dia do Consumidor 2024

Artigo

Hoje é uma data importante que destaca o papel fundamental dos consumidores na economia e na sociedade. É importante lembrar que todos representamos esse papel em muitos momentos.

Mais do que uma oportunidade para descontos e promoções, é uma homenagem ao direito de fazer escolhas informadas, de receber produtos e serviços de qualidade e de ser tratado com respeito e dignidade. 

É uma oportunidade para refletirmos sobre a importância de um relacionamento ético e transparente entre empresas e consumidores, com base na confiança e na responsabilidade mútua.

A história começa no direito 

Tudo começou em 1960, quando o presidente americano John Kennedy discursou sobre os direitos fundamentais de todo consumidor ter segurança, informação, escolha e ser ouvido.

Esse foi um marco que impulsionou vários países a voltarem sua atenção para a importância da proteção ao consumidor. 

No Brasil, em 1988 foi incluído na Constituição Federal o Código de Defesa do Consumidor (CDC). Ele regula todas as relações de consumo, estabelecendo direitos e deveres tanto para consumidores quanto para empresas. 

O CDC é um grande aliado do empreendedor na hora de pensar sobre gestão de crise no atendimento. Podemos usar a defesa ao consumidor a nosso favor, quando antecipamos problemas e criamos soluções.

O poder dos consumidores

Sendo consumidores, reconhecemos que não somos apenas clientes em potencial, mas indivíduos com necessidades, desejos e expectativas legítimas. 

Consumidores têm o poder de influenciar as práticas de mercado, exigir produtos mais seguros, sustentáveis e acessíveis, promover mudanças positivas na sociedade.

Com isso, podemos repensar nossos hábitos de consumo, valorizarmos produtos e serviços para o bem-estar pessoal e coletivo, e em práticas que respeitem o meio ambiente e futuras gerações.

O relacionamento entre empreendedores e consumidores é capaz de construir um mercado mais justo, transparente e sustentável.

Existem ferramentas importantes para fazer a gestão do relacionamento com o cliente, que podem auxiliar na jornada do consumidor desde o primeiro contato.

Como empreendedores, precisamos usar o conhecimento sobre a jornada do cliente para entender quais as necessidades dele e como ele reage às soluções que apresentamos.

Desta maneira, melhoramos nossa comunicação com ele e nosso negócio. É uma relação ganha-ganha.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
O consumidor atual recebe ofertas o tempo todo, enquanto as empresas buscam mostrar o seu diferencial para se destacar. Como humanizar essa relação?
FAÇA
Você pode entregar recompensas de acordo com o perfil do seu consumidor e gerar um encantamento que vai além das expectativas na hora da compra.
SOLUÇÃO

Saiba mais