3 passos para economizar com juros

Artigo
3 min de leitura

Ninguém quer pagar juros, e na mente empreendedora faz grande diferença evitar custos extras para manter um fluxo de caixa saudável e evitar dores de cabeça desnecessárias.

Alguns pequenos passos podem ajudar para a hora inevitável de lidar com juros e evitar o susto quando chegam os boletos.

Planejamento financeiro

Quando você tem clareza sobre suas receitas e despesas, fica mais fácil tomar decisões inteligentes e saber quando é realmente necessário recorrer ao crédito.

Comece separando o que é pessoal e o que é da empresa anotando tudo que entra e sai da sua conta, criando uma planilha ou usando um aplicativo de controle financeiro. 

O ideal é criar uma reserva de emergência para ser usada em situações inesperadas, evitando a necessidade do crédito, do limite no cartão e do empréstimo.

Já pensou em separar uma parte do lucro para poupança ou investimentos? Ter esse colchão financeiro vai te ajudar a evitar o uso do crédito rotativo e outras modalidades com taxas de juros abusivas.

Compare as taxas de juros antes de fazer empréstimos

Nem todas as linhas de crédito são iguais, quando for atrás de empréstimo ou financiamento, compare as taxas de juros e o Custo Efetivo Total (CET). 

Muitos empreendedores acabam pagando mais caro por não pesquisarem outras opções ou não entenderem todos os custos envolvidos na operação de crédito.

Além de pesquisar online, vale a pena conversar diretamente com o seu banco para negociar melhores condições, especialmente se você tiver um bom histórico de pagamentos e relacionamento.

Verifique também o CET. Ele inclui não apenas os juros, mas todos os encargos e taxas que você vai pagar pelo crédito. É o valor real que você vai desembolsar e, muitas vezes, é mais importante do que a taxa de juros isolada.

Antecipe pagamentos e evite crédito rotativo

Uma das maneiras mais eficazes de economizar com juros é antecipando o pagamento das dívidas, sempre que possível. 

Outra maneira é evitar o crédito rotativo, como o pagamento mínimo do cartão de crédito, porque tem uma das maiores taxas de juros do mercado. Pode acabar transformando uma dívida pequena em um grande problema financeiro.

Dica: se você receber um valor extra em algum mês, como um aumento no faturamento ou um bônus, utilize uma parte para quitar dívidas ou antecipar parcelas. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Saber fazer contas é uma grande habilidade que todo empreendedor precisa aprender.
FAÇA
Você ainda pode contar com a tecnologia para agilizar suas contas e otimizar todas elas em um só lugar.
SOLUÇÃO

Já Calculei

Gerencie suas folhas de pagamentos, impostos, acesse relatórios gerenciais de forma simples e muito mais. Tire suas dúvidas quando quiser com um contador. Tenha praticidade na gestão contábil do seu negócio. Encontre planos econômicos para MEI, Serviços e Comércio.
Saiba mais