A importância de um bom networking
Costumamos usar a expressão “fazer networking” quando vamos nos conectar com pessoas de fora do nosso círculo com a proposta de aumentar a rede de relacionamentos para ampliar as oportunidades profissionais.
É comum ligar a expressão a pessoas que estão procurando emprego ou uma transição de carreira. Mas o networking não se resume a isso. Ele é uma construção importante para diversos momentos da vida profissional e para desenvolver nossas habilidades sociais.
Profissionais de qualquer área, empreendedores e autônomos, todos precisam construir, cuidar e nutrir a sua rede constantemente. Por mais improvável que uma conexão pareça, a vida não é uma linha reta e precisamos estar abertos.
Os benefícios de sair da zona de conforto
Acontece com quase todo mundo. Para muitas pessoas traços de personalidade tornam as coisas ainda mais difíceis, como timidez, ansiedade e outros fatores. A ideia de encarar um ambiente com pessoas desconhecidas ou travar uma conversa com um estranho pode ser desconfortável a princípio e tomar a iniciativa pode ser a parte mais custosa.
Mas com o tempo, à medida que o incômodo vai passando, descobrimos que nossas experiências são parecidas com a de outras pessoas e começamos a nos sentir parte de algo maior. Com isso, ganhamos uma autoconfiança que nos dá uma espécie de super poderes, para fazer o bem, claro.
Ter acesso
Somos seres sociais. Isso quer dizer que compartilhamos nossos espaços e nosso tempo com outras pessoas e cada um ocupa a sua posição em uma comunidade, em um grupo, no mercado de trabalho, entre outros sistemas.
Para que a gente possa se movimentar por esses espaços, precisamos ter acesso. Por isso que existe a ideia de rede, que vai fazendo as conexões de um ponto a outro e permitindo a circulação de conhecimento, informações, capital, ajuda, empregos, parcerias, mentores, contatos, clientes, amigos e uma lista que não se esgota.
Aprender com os outros
Um dos maiores benefícios do networking é a confluência de ideias. Cada um tem o seu jeito de fazer as coisas, tem a sua bagagem e experiências de vida e profissional, além de personalidades únicas. Imagine estar aberto para tudo isso?
O networking ajuda no nosso desenvolvimento intelectual e também a aumentar o nosso fluxo de ideias, a nossa criatividade.
Como fazer um bom networking?
Trabalhar a rede de contatos não precisa ser algo planejado. Um bom networking pode acontecer fora do ambiente de trabalho ou de situações profissionais. Você pode fazer amigos no trabalho e pode ter ajuda profissional nas suas relações pessoais.
Também é importante nutrir a sua rede. Estar presente para os seus contatos e oferecer ajuda espontaneamente, mesmo que seja apenas compartilhar algum conhecimento nas redes sociais ou outras formas que se encaixam melhor no seu estilo.
O Liga PJ está no LinkedIn, vamos nos conectar? Acesse nossa página. Clique aqui
Avalie este conteúdo
Canva