Atendimento ao cliente por WhatsApp

Artigo
7 min e 12 seg

O aplicativo se tornou uma poderosa ferramenta para conectar seu negócio aos clientes de uma forma mais rápida.

Apesar de ser uma comunicação assíncrona, como um e-mail, o WhatsApp traz uma agilidade maior que outros canais de mensagem escrita.

E quanto ao envio de mensagens por áudio? Essa é uma questão que precisa ser tratada com cuidado. 

Não é todo mundo que é receptivo a receber mensagens de voz, em boa parte das vezes, elas são mais práticas para quem está enviando do que para quem vai ouvir. 

Por isso, essa pode ser a primeira dica: espere o seu cliente mostrar a preferência por mensagens de áudio ao longo da conversa antes de ir falando.


Como responder um cliente?


A melhor forma de utilizar o WhatsApp com atendimento receptivo e para suporte no pós-vendas também. 

O cliente pode entrar em contato diretamente se tiver o número do seu WhatsApp disponível e, a partir daí, você pode começar o atendimento.

Pergunte o nome do cliente e dê continuidade ao atendimento. Você pode fazer coisas interessantes com as mensagens automatizadas.

Para que servem as mensagens automáticas?


Os chatbots no WhatsApp facilitam e muito o atendimento, pois o cliente ainda pode obter informações práticas mesmo fora do horário comercial com mensagens automatizadas.

Além disso, quando o cliente entra em contato pelo WhatsApp, a mensagem automática pode direcionar o assunto e otimizar o atendimento. 

Por exemplo, digite 1 se você quer falar com o financeiro ou 2 para falar com o time de vendas. 

Também existe a possibilidade de colher algumas informações previamente para garantir um atendimento personalizado. Por exemplo, uma mensagem de boas vindas que pede o nome do cliente e o motivo do contato. 

Assim você já pode responder de uma forma mais próxima, tratando o cliente pelo nome e antecipando suas dúvidas. 

Como programar mensagens automáticas?


Dentro das ferramentas do WhatsApp Business, a versão do aplicativo para empresas, é possível configurar mensagens de saudação, mensagens de ausência e respostas rápidas, elas utilizam atalhos curtos para enviar textos padronizados maiores. 

Mas também existem ferramentas pagas no mercado que você pode utilizar para criar soluções mais robustas para o seu atendimento via WhatsApp.

Etiquetas do WhatsApp Business


Nas ferramentas comerciais do aplicativo você também encontra a possibilidade de colocar os clientes em determinadas categorias, isto é, “etiquetar”. 

Por exemplo, você pode definir etapas de funil para classificar em que momento esse cliente está: interessado, em negociação, finalizado, etc. 

Entrar em contato com o cliente pelo WhatsApp


Antes de entrar em contato com o cliente pelo aplicativo, tenha em mente que o WhatsApp é um canal que traz mais proximidade, mas também pode ser mais intrusivo. 

É preciso prestar atenção no horário e, principalmente, se o cliente concordou previamente em ser abordado por WhatsApp. 

Essa é uma opção que você pode oferecer quando estiver captando o lead ou a oportunidade. Pergunte se a pessoa prefere contato por telefone, e-mail ou WhatsApp. Assim você garante um bom atendimento logo de cara.

Convide clientes a entrarem na sua lista de transmissão


Se você quer aproveitar o canal para enviar novidades e promoções da sua empresa, é uma ótima oportunidade. 

Mas existe uma maneira interessante de fazer isso ao invés de encaminhar para todos os contatos. Você pode criar uma lista de transmissão e convidar as pessoas a participarem. 

Para isso, você precisa ter o contato salvo no celular e ele também. Então é preciso pedir que sua empresa também seja adicionada aos contatos do cliente. 

É uma forma de não enviar spam e garantir que só pessoas realmente interessadas vão receber as suas mensagens. É uma boa pedida para manter consumidores engajados e estimular a recompra. 

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Calculadora Trabalhista para Microempreendedores | Banco do Brasil

Calculadora de Custos Trabalhistas

Resultado:

Detalhamento dos Custos:

1. INSS Patronal: 20% sobre salário
2. FGTS: 8% sobre salário + benefícios
3. Férias + 1/3: 11.11% do salário
4. 13º Salário: 8.33% do salário
5. Seguro Acidente: 1% a 3% (consideramos 2%)
6. INCRA/SENAI/SESC: 0.2% a 2.5%
7. Custos Adicionais informados

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Será que sua empresa está aproveitando o atendimento via WhatsApp da melhor forma? Isto é, com todas as funcionalidades e boas práticas do mercado?
FAÇA
Aproveite o melhor que a ferramenta na sua versão comercial traz para o seu negócio. Tenha atendimento personalizado e automatizado para atender seus clientes a qualquer momento.
SOLUÇÃO

Take Blip

Crie conversas automatizadas e humanizadas para oferecer atendimento 24 horas nos principais canais digitais, inclusive WhatsApp. Impulsione vendas e forneça suporte de forma inteligente para garantir o sucesso do cliente.
Saiba mais