Como abrir um comércio?

Artigo
6 min

Planejamento e pesquisa de mercado

Entenda quem são seus concorrentes, quem é seu público-alvo e quais são as tendências do setor em que você deseja atuar. O planejamento estratégico inclui:

  • Análise de mercado: O que as pessoas precisam/desejam que o seu comércio possa oferecer? O que os outros já estão oferecendo? 
  • Público-alvo: Qual é seu cliente ideal? Aquele que precisa dos seus produtos, que pode indicar para outras pessoas?
  • Proposta de valor: O que você enxerga como uma solução diferente dos demais, que valeria a fidelidade do seu cliente?

Como montar um plano de negócios vai te ajudar? Primeiro, se ocupe com dedicação à missão, visão e valores do seu comércio.

O planejamento estratégico vai direcionar o plano operacional, a partir dele você vai traçar o tamanho do seu comércio, todas as contas previstas para o ponto de venda ou para a criação do seu e-commerce.

Depois, você precisa colocar as estratégias de marketing e pensar nas ferramentas digitais que mais podem atrair clientes, como usar as redes sociais, por exemplo.

Escolha a estrutura jurídica mais adequada para seu negócio (MEI, ME, EPP, etc.) registre sua empresa nos órgãos competentes e obtenha todas as licenças e alvarás necessários. 

Localização e ponto de venda

Para o comércio físico, o mais importante é escolher um local que seja visível e acessível ao público, e claro, que caiba no orçamento.

Analise a concorrência ao redor, e os diferentes tipos de comércio que atraem público para a região, você pode entender melhor sobre o comportamento desses consumidores.

Gestão de estoque

O objetivo do estoque é evitar perdas e garantir a disponibilidade dos produtos, por isso entenda como ter um estoque organizado de maneira que funcione melhor para seu comércio.

Na hora de abrir as portas, pense positivo, imagine que o seu estoque chegará ao fim rápido e se prepare para isso. 

Meios de pagamento

Clientes gostam de facilidades no pagamento, especialmente porque existem soluções diversas e tecnológicas que agilizam essa atividade.

Ofereça todas as opções possíveis e escolha uma maquininha de cartão que te ajude a economizar e vender mais. 

A maquininha BB Cielo tem tarifa zero nas operações de antecipação, aceita vários tipos de cartão e pagamento por aproximação. 

Depois de ter um plano bem montado, contas organizadas e condições para receber clientes, seu comércio promete sucesso! 

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* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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Resultado Detalhado:

Legislação Considerada:

  • INSS Patronal: 20% (inclui SAT)
  • FGTS: 8% sobre (salário + benefícios)
  • Férias + 1/3: 11.11%
  • 13º Salário: 8.33%
  • Contribuições: 2.7% (INCRA + SENAI + SESC)
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