Como fazer promoção de vendas

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São ações ocasionais para acelerar as vendas. Os principais objetivos para iniciar uma campanha promocional podem ser:

  • Promover o giro de estoque, caso algum produto esteja parado ou mudança de estação, por exemplo;
  • Datas comerciais, como Natal ou Dia das Mães;
  • Lançamento de novos produtos e serviços;
  • Aumentar as vendas rapidamente;
  • Incentivar a compra em períodos ruins;
  • Atrair novos consumidores;
  • Engajar clientes. 

Com isso, você pode ter um calendário de vendas já considerando ações promocionais ao longo do ano ou ter iniciativas individuais para suprir alguma necessidade pontual do negócio. 

Além disso, existem aquelas ações que podem ser fixas para incentivar a primeira compra, uma recompra como desconto à vista ou desconto progressivo para a aquisição de um volume maior de itens.

Essas promoções de vendas precisam passar pelo seu planejamento financeiro para que não sejam aplicados valores que vão prejudicar a saúde do negócio. Por exemplo, você deve pensar em quantos itens a mais precisa vender durante a promoção para manter ou aumentar o lucro.

Na prática, você pode fazer promoções de várias formas:

Oferecendo descontos

Uma das formas mais comuns é a redução do preço para incentivar a compra. Pode ser oferecida uma redução para uma categoria de produtos de forma geral, através de cupons especiais para os clientes, progressivamente pela quantidade de itens, no frete em caso de lojas virtuais, para pagamento à vista para beneficiar o fluxo de caixa, entre outros formatos.

Amostras grátis

Você pode usar essa estratégia para um lançamento ou para incentivar que o cliente consuma mais itens a cada compra, por exemplo. Aqueles produtos que costumam ser um sucesso de vendas podem ser apresentados para mais clientes. 

Experimentação gratuita

Desde a experimentação do novo sabor de um suco no supermercado ao teste grátis por 30 dias de um software. Antes de gastar, o público consegue ter uma prova para tomar a decisão de compra. 

Pacotes promocionais

Essa é uma boa estratégia para empresas de serviços, como salões de beleza, turismo, bancos e outras. A estratégia coloca serviços que são complementares ou que funcionam bem juntos, em uma mesma compra, mas com preços menores do que se a venda fosse feita separadamente, incentivando que o consumidor leve mais de um.

Indique e ganhe

Essa é uma estratégia para incentivar o famoso boca a boca. As pessoas podem ganhar benefícios ao convidar amigos para conhecer ou fazer parte de um negócio. 

Lembrou de mais algum formato de promoção? Existem muitos outros por aí além desses exemplos. Se você ainda não tem certeza que algum deles funcione para a sua empresa, ainda pode encontrar aquele que mais faça sentido para o seu negócio.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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