Conte uma história de sucesso
Você sabe como se apresentar para o mundo? Existem diversas situações em que precisamos nos posicionar, mostrar quem somos e porque nós merecemos estar onde estamos.
E a melhor forma de fazer isso é contando a nossa própria história do jeito certo. É assim que construímos uma marca pessoal de sucesso.
E pode ser feito em diversos formatos e extensões. Por exemplo, nas redes sociais, estamos construindo essa narrativa pessoal o tempo todo, dia após dia. Já numa apresentação para um cliente ou na escrita do currículo, precisamos fazer isso em um pequeno espaço de tempo ou de papel.
O mais importante é mostrarmos consistência e coerência, as pessoas precisam ver que nossa história é real e autêntica, sem furos que deixam dúvidas. Depois, podemos pensar em como construir uma narrativa que encante.
Coerente e consistente
Ser coerente tem a ver com nossas atitudes do dia a dia e não significa ter opiniões formadas, mas agir de acordo com os valores que propagamos.
Já a consistência é importante não apenas para a percepção que as outras pessoas terão, mas para alcançar nossos objetivos. E isso significa ter hábitos, entregar o que nos propusemos e prometer só o que podemos cumprir de fato.
Sobre autenticidade
Para contar uma história de sucesso é preciso contar a verdade, abrir o nosso coração para a audiência, compartilhar emoções. Muitas das coisas que sentimos são comuns às outras pessoas. Mostrar nosso lado humano gera afinidade e identificação.
Como contar uma boa história
Comece organizando momentos relevantes da sua vida, obstáculos superados, situações em que venceu o medo ou mesmo fracassos. Todo mundo tem esses momentos na vida pessoal e profissional.
Depois, faça o trabalho de ligar os pontos. Quais foram as consequências, onde essas situações te levaram, o que você aprendeu com elas? Nossos erros, quando transformados em algo positivo, também são um bom ponto de partida.
Mostre que o seu esforço pessoal valeu a pena, que trouxe resultados e o que você espera para o futuro. Faça com que a audiência, que seja uma pessoa ou os seguidores das redes sociais, acredite em você e sinta vontade de fazer parte da sua história.
Avalie este conteúdo
Canva