Estabeleça a cultura da empresa
A cultura está diretamente ligada ao clima do dia a dia na empresa. É um retrato da mentalidade dominante, dos costumes e comportamentos das pessoas que trabalham nela, independente do porte ou da quantidade de colaboradores.
Tente visualizar o que pode ser visto na cena desta fotografia, se todos estão confortáveis ou não, se estão mais próximos ou distantes, se existe respeito, se o cenário é mais bagunçado ou organizado e outras caraterísticas.
Se as fotos fossem tiradas no dia a dia da sua empresa, o que estaríamos vendo?
A atmosfera criada impacta diretamente no bem-estar e, consequentemente, na motivação e na produtividade das pessoas, na forma de lidar com conflitos e agir diante dos problemas e até na possibilidade de evitar que eles ocorram.
Ninguém gosta de vivenciar ou protagonizar o famoso “climão”. São situações desconfortáveis e constrangedoras que podem ser evitadas quando se deixa claro quais são os valores e comportamentos aceitáveis.
A cultura organizacional tem forte influência na imagem interna e externa
Imagine que você tem funcionários que realizam atividades na rua, eles também precisam agir conforme os padrões da empresa.
Já a imagem interna reflete a satisfação dos funcionários. Eles vão julgar se a empresa é boa para trabalhar ou não de acordo com o que vivenciam.
O que define a cultura da empresa?
Uma cultura saudável não quer dizer que você precise espalhar puffs pelos cantos, colocar uma mesa de ping pong no meio da sala ou encher a geladeira de cerveja.
Estes detalhes podem ser ótimos e até fazem sentido se a ideia for criar uma atmosfera descontraída, mas não são eles que vão garantir isso. As pessoas podem simplesmente não se sentir à vontade para usufruir desses agrados se a cultura não estiver bem estabelecida.
A cultura tem a ver com:
O dono
A cultura de uma empresa é formada, principalmente, pelas crenças, ideais e valores do dono ou dos sócios.
Missão, visão e valores
É basicamente a definição do que a empresa oferece para a sociedade, onde ela quer chegar no futuro e como ela age para atingir seus objetivos. Estes pontos devem ser de conhecimento de todos.
O dia a dia
A cultura organizacional tem a ver com a rotina e esta precisa ser construída pouco a pouco, através da repetição dos valores que vão moldar as atitudes até que elas se transformem em hábitos.
Como fazer para ter uma cultura saudável?
Transparência
A comunicação precisa ser transparente entre as pessoas desde o início e diariamente. É mais fácil quando se deixa claro quais são as expectativas e quais valores são essenciais.
Trabalho de formiguinha
Aos poucos as coisas vão se ajeitando. Mas para isso é preciso que os valores sejam repetidos quantas vezes forem necessárias. Seja num bate-papo mais informal ou mesmo na escrita do código de ética ou de normas e regras formais.
Mesma página
O mais importante para criar e sustentar um clima saudável é a adequação da conduta de todos com as expectativas que a empresa declara abertamente. Mais uma vez, é preciso transparência.
Como reforçar a cultura da sua empresa no dia a dia?
- Seja um bom exemplo
- Dê feedbacks construtivos com uma linguagem positiva
- Faça comunicados internos quando for preciso
- Invista no treinamento das habilidades interpessoais
- Tenha mais flexibilidade ao negociar horários
- Faça com que as pessoas se sintam respeitadas e valorizadas
Quanto maior a empresa, maior o desafio de estabelecer uma cultura forte e garantir um ambiente produtivo. Por isso, empresas menores podem aproveitar a vantagem da proximidade para garantir o bem-estar de todos e, com isso, bons resultados nos negócios.
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