Estamos perto da igualdade de gênero no empreendedorismo digital?
Estamos perto da igualdade de gênero no empreendedorismo digital?
Mesmo com o Brasil entre os países com o maior número de empreendedoras, muitas delas operam seus negócios sozinhas, sem acesso suficiente a recursos e apoio para expansão.
Muito foi conquistado, mas ainda temos um caminho pela frente. A desigualdade pode aparecer nas sutilezas, sendo percebidas apenas por quem convive com a falta de oportunidades, vê suas ideias serem desconsideradas ou sua voz abafada em ambientes ainda predominantemente masculinos.
A luta pela igualdade já começa quando a mulher se vê obrigada a fazer duas jornadas, uma na área profissional e outra em casa, sem reconhecimento nenhum por isso.
Abrir a própria empresa representa uma saída em muitos casos, uma maneira de sustentar a família mostrando o valor do empreendedorismo feminino.
As posições de liderança são minoria entre mulheres, isso resulta em menos modelos a seguir e oportunidades de mentoria.
Apesar de possuírem, em média, um nível de escolaridade mais alto, a consequência da competição desigual faz com que elas busquem mais capacitação para um currículo que brilhe aos olhos do mercado. Mesmo assim, ainda ganham cerca de 20% a menos que os homens.
Querendo ou não, estereótipos de gênero afetam negativamente as percepções sobre a capacidade das mulheres de liderar negócios.
Como promover mais igualdade de oportunidades
O Sebrae aponta que são mais de 10 milhões de mulheres empreendedoras no Brasil, cerca de 30% do número total.
Essa proporção é pequena pela falta de acesso a fóruns decisórios, recursos financeiros limitados, redes de contato restritas e barreiras por estereótipos de gênero.
No Liga PJ tem uma página dedicada a elas com destaques e conteúdo rico especialmente para a mulher empreendedora.
Incentivar a presença feminina em feiras, conferências e eventos do setor de tecnologia e empreendedorismo pode aumentar a visibilidade e reconhecimento delas.
Facilitar o acesso a financiamento é crucial, muitas mulheres enfrentam dificuldades para obter capital para seus negócios.
O ambiente Mulheres no Topo é um exemplo de como o BB consegue incentivar e valorizar o empreendedorismo feminino, oferecendo recursos e soluções especiais.
Como contratar serviços exclusivos para empreendedoras?
Na página Mulheres no Topo do BB, você acessa a seção "Para Seu Negócio" e explora as opções que mais combinam com o momento e o tipo do seu negócio.
Cada opção tem informações detalhadas sobre como pode beneficiar o seu negócio, depois de escolher você vai entrar em contato para falar com um representante.
Após enviar sua solicitação, aguarde retorno para discutir detalhes, condições e fechar a contratação do serviço.
Vamos criar um ambiente mais inclusivo e acolhedor, trazendo o que as mulheres têm de melhor para o mundo do empreendedorismo digital.
Avalie este conteúdo
Conta PJ Digital