Inteligência de dados para vender mais
Quem pensa que esse trabalho é privilégio das organizações que produzem um grande volume de informações está se enganando e talvez até perdendo oportunidades. É preciso virar a chave para adotar uma mentalidade que valorize o conhecimento que os dados podem gerar para qualquer empresa.
Que dados são esses?
Diariamente as transações e interações com clientes produzem muita informação que poderiam passar despercebidas. Por exemplo: uma venda pode gerar dados sobre o perfil do comprador. Quem é ele, o que comprou e quando. Com esse registro já saberemos um pouco mais sobre quais são as suas preferências de produtos e frequência de consumo quando ele voltar. Teremos dados sobre o seu comportamento de compra.
Um cliente que volta a comprar, outro que visita seu site inúmeras vezes mas ainda não concluiu uma transação. Um carrinho abandonado. Quem entra em contato mas não fecha negócio. O valor gasto em cada compra. Quanto custa para conquistar um novo cliente?
Percebe quanto conhecimento pode ser gerado para o negócio em uma única atividade?
O que fazer com esses dados?
O tratamento e a análise dos dados que a sua empresa gera diariamente vão aos poucos mostrando padrões de comportamento e consumo que podem guiar ações mais certeiras. Seja uma estratégia de marketing consistente com um melhor conhecimento do público. Seja na gestão do estoque e de portfólio com o conhecimento das preferências de compra. Seja financeira com o conhecimento do ticket médio ou da comparação do valor de aquisição de um novo cliente com o custo de manter a base ativa e incentivar a recompra.
Inteligência de dados gera oportunidades
É essencial que a sua empresa adote uma cultura orientada por dados, com ferramentas que ajudem na sua implementação. Significa que é preciso gerar, tratar, unificar e analisar essas informações. Para isso, as áreas e as equipes precisam estar comprometidas.
Como vimos, os mesmos dados podem gerar conhecimento e impacto em diversas áreas do negócio, de diferentes maneiras, para diferentes tomadas de decisão. Influenciam nos custos, nos investimentos, na comunicação com o cliente, nas estratégias comerciais e tantos outros aspectos para o sucesso do negócio.
O impacto de todo esse conhecimento no crescimento das vendas é extremamente positivo. Saber com quem falar, como e com que mensagem. O que oferecer e o momento certo de entrar em contato com um cliente. Fazer previsões de vendas com base nos padrões encontrados e visualizar oportunidades de vender mais.
Hoje existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para ajudar empresas a se adequarem a essa nova realidade. São softwares de CRM, que ajudam os negócios a terem a visão de todos os momentos do relacionamento com o cliente. Além de plataformas que fazem o trabalho de coleta, organização e enriquecimento dos dados gerados pelo marketing.
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