Inteligência de dados para vender mais

Artigo
6 min de leitura

Quem pensa que esse trabalho é privilégio das organizações que produzem um grande volume de informações está se enganando e talvez até perdendo oportunidades. É preciso virar a chave para adotar uma mentalidade que valorize o conhecimento que os dados podem gerar para qualquer empresa.

Que dados são esses?


Diariamente as transações e interações com clientes produzem muita informação que poderiam passar despercebidas. Por exemplo: uma venda pode gerar dados sobre o perfil do comprador. Quem é ele, o que comprou e quando. Com esse registro já saberemos um pouco mais sobre quais são as suas preferências de produtos e frequência de consumo quando ele voltar. Teremos dados sobre o seu comportamento de compra.

Um cliente que volta a comprar, outro que visita seu site inúmeras vezes mas ainda não concluiu uma transação. Um carrinho abandonado. Quem entra em contato mas não fecha negócio. O valor gasto em cada compra. Quanto custa para conquistar um novo cliente?

Percebe quanto conhecimento pode ser gerado para o negócio em uma única atividade?

O que fazer com esses dados?


O tratamento e a análise dos dados que a sua empresa gera diariamente vão aos poucos mostrando padrões de comportamento e consumo que podem guiar ações mais certeiras. Seja uma estratégia de marketing consistente com um melhor conhecimento do público. Seja na gestão do estoque e de portfólio com o conhecimento das preferências de compra. Seja financeira com o conhecimento do ticket médio ou da comparação do valor de aquisição de um novo cliente com o custo de manter a base ativa e incentivar a recompra. 

Inteligência de dados gera oportunidades


É essencial que a sua empresa adote uma cultura orientada por dados, com ferramentas que ajudem na sua implementação. Significa que é preciso gerar, tratar, unificar e analisar essas informações. Para isso, as áreas e as equipes precisam estar comprometidas. 

Como vimos, os mesmos dados podem gerar conhecimento e impacto em diversas áreas do negócio, de diferentes maneiras, para diferentes tomadas de decisão. Influenciam nos custos, nos investimentos, na comunicação com o cliente, nas estratégias comerciais e tantos outros aspectos para o sucesso do negócio.

O impacto de todo esse conhecimento no crescimento das vendas é extremamente positivo. Saber com quem falar, como e com que mensagem. O que oferecer e o momento certo de entrar em contato com um cliente. Fazer previsões de vendas com base nos padrões encontrados e visualizar oportunidades de vender mais. 

Hoje existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para ajudar empresas a se adequarem a essa nova realidade. São softwares de CRM, que ajudam os negócios a terem a visão de todos os momentos do relacionamento com o cliente. Além de plataformas que fazem o trabalho de coleta, organização e enriquecimento dos dados gerados pelo marketing.

Calculadora de descontos para empreendedor Calculadora de descontos para Microempreendedores | Liga PJ

* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

Avalie este conteúdo
Você gostou desse artigo?
Muito Ruim muito ruim
Ruim ruim
Regular regular
Bom bom
Muito Bom muito bom
Recomendamos
PENSE
Na era do conhecimento, o seu negócio ainda não tem uma cultura orientada por dados e toma a maior parte das decisões com pouca informação e análises pouco precisas?
FAÇA
Valorize os conhecimentos que a sua empresa é capaz de gerar diariamente. Implemente uma cultura orientada por dados, treine a equipe e encontre as ferramentas que são essenciais para o seu negócio.
SOLUÇÃO

BIUD Marketing

A BIUD é uma ferramenta para o comércio que usa inteligência artificial para aumentar as suas vendas e os seus clientes. Ela pode recuperar o seu histórico de transações a partir de notas fiscais emitidas para ajudar a entender o comportamento e o perfil do seu consumidor e assim ajudar a traçar a melhor estratégia de marketing.
Saiba mais