Marketing digital para mulheres empreendedoras
Conciliar trabalho, maternidade e cuidados domésticos é um teste de equilíbrio, sem contar os desafios do empreendedorismo em si. Um grande recurso é o marketing digital, que potencializa a divulgação da empresa com ferramentas que podem ser gerenciadas de maneira flexível. Dá para fazer do marketing digital a própria oportunidade de gerar renda, montar o próprio negócio ou até mesmo um recomeço no empreendedorismo.
A influência feminina no marketing digital
Segundo pesquisas, o uso das redes sociais vem aumentando ano a ano, levando muitas mulheres a terem seu próprio negócio como social media ou fazerem social selling para outras áreas.
Além disso, a fundadora da Like Marketing, Rejane Togo, destaca a importância das mulheres acima de 50 anos no setor, como:
- Camila Porto, empreendedora no Facebook que desenvolveu treinamentos focados em ajudar outros empreendedores a gerarem resultados além da média.
- As irmãs Alcântara do Efeito Orna, que desde 2009 constroem marcas digitalmente nativas e já têm reconhecimento nacional e internacional.
Embora a porcentagem das CEOs no Brasil represente uma pequena parte dos cargos mais altos, as mulheres no marketing digital têm mostrado resiliência e capacidade de inovação, transformando suas carreiras e negócios.
Como abrir uma agência de marketing digital
Quais serviços sua agência vai oferecer? Identifique os serviços principais, aqueles que você consegue oferecer como um diferencial para quem precisa contratar.
Escolha um nome para sua agência que faça sentido, que seja fácil de ser lembrada, e a estrutura empresarial mais adequada, MEI, EPP ou outra.
Dá para começar sozinha e ir contratando freelancers ou montar uma equipe fixa conforme a necessidade de trabalho.
O ideal é ter pessoas especialistas, uma em conteúdo, outra em design, gestão de tráfego, estratégia para redes sociais, influência, atendimento e por aí vai.
Tudo vai depender da possibilidade de investimento inicial, seja sobre o tempo de dedicação, contratar colaboradores, ferramentas de automação para atendimento e gestão de processos.
Portfólio e presença online podem ajudar a promover sua agência, considere produzir conteúdo relevante nas redes sociais.
À medida que sua agência cresce, continue avaliando suas estratégias e ajustando conforme necessário, usando sempre os feedbacks dos clientes e as métricas de desempenho.
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