Planejamento de vida e de carreira
O trabalho faz parte da rotina diária. Com frequência vemos dicas que separam o que é pessoal do que é profissional, como se as pessoas tivessem o poder de trocar de personalidade no horário do expediente.
É assim que muitas vezes nos forçamos a adquirir hábitos e comportamentos em uma boa parte do nosso tempo útil que não nos fazem felizes, porque não estão em alinhamento com nossa essência, com aquilo que nos preenche.
Por isso, a proposta de um planejamento de carreira deve ser pensado dentro de um plano maior. Aquela pergunta famosa das entrevistas de emprego ganha sentido quando pensamos nisso: como você imagina sua vida daqui há 5 ou 10 anos?
Futuros tão distantes mas tão próximos. Pensar sobre os objetivos de vida, ajuda a definir passos para a vida profissional, a construir um plano de carreira, que pode ser desde mudar de área à empreender para fazer o que gosta.
O fato é que, para um planejamento de vida, talvez seja melhor incluir outras perguntas, como: você se conhece suficientemente bem para saber o que te faz feliz? Você se imagina fazendo a mesma coisa que faz agora daqui há 10 anos? Qual é o seu propósito? Planeje seu desenvolvimento pessoal, veja por onde começar. Leia mais
Pois é, todas essas reflexões são provocações para o primeiro passo do planejamento: o autoconhecimento. É através dessa análise pessoal que você poderá entender se você quer tanto mesmo uma promoção de cargo ou, na verdade, gostaria de ter mais tempo livre, treinar uma modalidade esportiva, viajar pelo mundo, etc.
Só é preciso começar, para que daqui há cinco, dez ou mais anos, você esteja no lugar que planejou.
Para isso, defina seu propósito de vida e desdobre em objetivos, depois em metas com um tempo para se concretizarem, depois em ações e vá acompanhando seus resultados, com um diário, por exemplo. Mas não encare a sua carreira, a sua profissão, como algo separado da sua vida pessoal.
Seus objetivos profissionais estão alinhados com seus objetivos de vida? Dizem que que passamos ⅓ das nossas vidas no trabalho. Será que vale a pena passar tanto tempo fazendo algo que não seja por amor?
Confira as indicações de livros no portal. A leitura é uma ferramenta importante para ajudar com nosso desenvolvimento pessoal.
Avalie este conteúdo
eduK