Quando ir para o mercado internacional

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Pequenas e médias empresas também têm muitas oportunidades no exterior, não é uma exclusividade de grandes organizações. A internacionalização de produtos e serviços é a chance de diversificar os negócios para crescer, aumentar a competitividade e correr menos riscos em tempos de crise. 

Mas uma entrada em um mercado estrangeiro precisa ser bem planejada, não pode ser apenas em uma situação em que o mercado interno não esteja indo bem, uma estagnação ou mesmo por um excedente de produção. 

Internacionalização como estratégia de crescimento

Seu negócio pode ter muitas oportunidades de expansão em mercados externos e ainda ganhar competitividade no mercado interno com um aumento da qualidade para se adequar às normas de países com outras exigências. 

Para isso, é preciso preparar a equipe e a operação para o aumento da demanda, para conhecer e atuar com legislações internacionais, traduzir materiais de comunicação para outros idiomas, entre outros detalhes que deverão ser estudados.

A exportação de um produto pode ser feita de forma direta, quando a empresa busca o seu posicionamento internacional por conta própria e consegue lidar com todo o processo. Na forma indireta de exportar, os empreendedores podem contar com a ajuda de um parceiro, como uma trading company, uma empresa que atua como intermediária entre vendedores e compradores de países diferentes.

Mas quando é a hora?

É preciso ter tudo pronto internamente e ter feito a lição de casa sobre o mercado internacional. Além da preparação do produto, da equipe e da operação logística, é preciso pensar em verba, tributação e documentação, com ou sem ajuda de parceiros.

Existem também consultorias em comércio exterior especializadas em apoiar empresas que querem exportar com questões burocráticas.

Muitas pequenas empresas desconhecem o fato de que o governo oferece isenções de impostos para exportação, o que pode facilitar a vida do empreendedor. 

Formas de internacionalizar

Falamos bastante sobre exportação, mas essa não é a única forma de internacionalizar um negócio. Receber investimentos internacionais, como é o caso de muitas startups, também é uma forma de internacionalização. Assim como conceder o licenciamento de marcas, abertura de filiais em outros países, franquias, entre outras.

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