Série Mais Negócios 2025: Como abrir uma filial em outro estado?
Depois de analisar o andamento dos negócios, alinhar as previsões e as possibilidades para 2025, você percebeu que dá para expandir para outros mercados?
Pode ser que chegou a hora de abrir uma filial e começar a operar em outra região do país, e com o plano em mãos você precisa colocar a ideia nos conformes para começar a realizar a sua expansão.
Confira se o local é viável
Antes de qualquer coisa, você precisa saber se o endereço escolhido para a filial é permitido para o tipo de negócio.
Isso se chama Consulta Prévia de Viabilidade e é feita na prefeitura da cidade onde você quer operar, essa etapa é obrigatória e garante que você consiga o Alvará de Funcionamento mais pra frente.
Registre a filial na Junta Comercial
Com o local aprovado, você precisa registrar sua filial na Junta Comercial do estado onde ela vai funcionar.
Muitas juntas comerciais permitem que você faça isso diretamente na Junta da matriz, economizando tempo e burocracia.
Os principais documentos para o registro são:
- Um requerimento padrão com os dados do representante;
- Alteração Contratual indicando a abertura da filial;
- Comprovante do pagamento das taxas de registro.
Vale conferir os documentos específicos exigidos na Junta Comercial do estado da filial, porque podem variar.
Tire o CNPJ da filial
Depois do registro aprovado, é hora de emitir o CNPJ da filial. Não se preocupe: o número do CNPJ da matriz será o mesmo, só mudam os últimos dígitos.
Por exemplo, se o CNPJ da sua matriz é “12.345.678/0001-01”, o da filial será algo como “12.345.678/0002-01”.
Faça a Inscrição Estadual
Se você trabalha com comércio ou indústria, é obrigatório tirar a Inscrição Estadual (IE) na Secretaria da Fazenda do estado onde a filial vai operar.
Essa inscrição é necessária para quem paga o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).
Se a sua empresa presta serviços, a inscrição estadual pode ser opcional, dependendo do estado. Fique de olho na regra local.
Alvará e Inscrição Municipal
Por fim, você precisa pedir a Inscrição Municipal e o Alvará de Funcionamento na prefeitura. Esses documentos são o “ok” final para a sua filial começar a funcionar.
Lembre-se de checar se sua atividade precisa de licenças específicas, como da vigilância sanitária ou do corpo de bombeiros, dependendo do ramo.
Para garantir que tudo saia direitinho, vale a pena contar com a ajuda de um contador ou especialista em legalização de empresas.
Alinhe o seu plano de comunicação com a localidade onde você vai atuar, pesquise os hábitos de consumo e as demandas ao redor. Depois já pode começar!
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