Um recomeço no empreendedorismo
Quando a vida te dá um limão, você faz o quê? A receita da limonada é o começo da história de sucesso de muitas empreendedoras.
O empreendedorismo pode ser uma saída quando perdemos o emprego, quando percebemos que a carreira não era bem o que a gente queria ou mesmo depois de ficarmos afastadas do mercado de trabalho por um tempo, o que acontece muito na vida das mães.
O recomeço é uma atitude corajosa, seja qual for o motivo.
Mas como fazer isso?
Existem algumas situações que são comuns na jornada empreendedora de quem está buscando um recomeço de carreira com o próprio negócio: acionar a própria rede, usar os próprios talentos e colocar a mão na massa.
Fale com seus contatos para pedir ajuda, para vender, para colocar o seu negócio no mercado. Mesmo que não tenham vendido nada antes, muitos empreendedores aprendem a vender na prática. E o primeiro passo é contar para as pessoas o que você está oferecendo.
Como nesses casos o empreendedorismo acaba sendo uma medida necessária, o tempo de planejar ou mesmo pensar numa ideia acaba sendo menor. Por isso, essas pessoas precisam aproveitar um talento ou mesmo um hobbie para começar, algo que não pensaram como profissão, acaba virando um bom negócio.
E colocar a mão na massa é a execução do trabalho em si, no dia a dia. A produção, a gestão, a venda, tudo sob responsabilidade de uma pessoa só. É muito trabalho, mas é assim que costuma dar certo.
Para fazer tudo isso, também é preciso buscar o conhecimento que falta para complementar. Você pode saber tudo sobre o produto, mas pouco sobre finanças. Assim, as pessoas acabam indo atrás dessas habilidades.
Essas são algumas dicas práticas para quem precisa recomeçar e gostaria de fazer isso através do empreendedorismo. Veja também o nosso especial Mulheres de Coragem e inspire-se para começar.
Avalie este conteúdo
Capacita MPE