Dia das Mães: como criar ofertas para todo tipo de público
Já está se preparando para o Dia das Mães? Ainda não? Então vamos juntos pensar nas melhores estratégias de vendas, porque afinal, estamos falando da segunda data mais importante para o varejo no Brasil. Só fica atrás do Natal - isso significa muitas chances de vendas para todos os bolsos.
No ano passado, as vendas alcançaram mais de R$ 13 bilhões nessa época, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). E tem mais: 80% das compras online foram feitas pelo celular. Ou seja, quem estava visível, acessível e com boas ideias, teve grandes chances de ter marcado venda.
Essa é uma oportunidade de ouro para entrar no radar dos clientes, por isso vamos pensar em ofertas criativas para você conquistar seu público, seja ele qual for. Então prepare o seu estoque para vender mais e vamos começar a montar ações que encantem, vendam e ainda valorizem a sua marca.
kits personalizados com diferentes faixas de valor
Pense na média de gastos (por compra) que os seus clientes têm com os seus produtos e tome como base de cálculo - assim você não gera estranhamento aos clientes que já compram de você. Por exemplo, se a média de gastos girar em torno de R$ 100 por cliente, você pode pensar em alguns kits variáveis:
- Até R$ 50 - lembrancinhas afetivas, como cartões com mensagens, docinhos caseiros, artesanato.
- Até R$ 100 - kits com itens do seu negócio (ex: uma blusa + brinco; sabonete + toalhinha personalizada).
- Acima de R$ 150 - caixas completas com produtos premium ou experiências (ex: café especial + caneca + mimo surpresa).
Dica extra: dê nomes criativos aos kits - em vez de “Kit R$ 50”, use “Para a mãe que ama um carinho” ou “Surpresa doce e econômica”. Lembrando que você vai adaptar os kits para o seu negócio, sem perder o espírito da data. Então se achar que seus produtos não servem para as mães, você ainda pode criar kits exclusivos para esse período ou fazer uma parceria com um empreendedor local para juntar com algum produto seu. Vocês dois vendem mais!
Combos de produtos com descontos progressivos
Essa é daquelas estratégias que agradam os dois lados: você vende mais e o cliente sai feliz da vida porque sentiu que fez um bom negócio. Por exemplo: leve 2, ganhe 10%; leve 3, ganhe 20%. Parece simples? E é mesmo, mas é justamente aí que está a força da ideia.
Dá pra aplicar em várias áreas: cosméticos, acessórios, roupas, papelaria, alimentos... tudo que pode ser comprado em mais de uma unidade ou como parte de um conjunto. E o melhor é que esse tipo de promoção incentiva a escolha de presentes para mais de uma mãe, para avó, sogra, tia ou madrinha. E assim, você amplia suas chances de venda com um único cliente.
Vale testar com os produtos que você já tem no estoque e observar o que combina bem junto. Às vezes, só de apresentar essa possibilidade ao cliente, a mágica acontece!
Explore o digital com criatividade
Você não precisa gastar muito para marcar presença online. Que tal criar vídeos curtos mostrando os produtos e para quem eles combinam?
Se quiser ter mais engajamento, pense em uma enquete nos stories com perguntas como: “Qual dessas mães é a sua?” ou “O que sua mãe merece nesse Dia das Mães?”. Estimular o seu cliente a imaginar os seus produtos com o perfil da mãe que ele quer presentear é uma boa maneira de vender mais.
Crie um catálogo virtual especial para essa data com os produtos, kits ou descontos (pode ser um carrossel no Instagram ou um PDF com fotos). E não se esqueça: a maioria das vendas online é feita no celular. Ou seja, capriche nas imagens e garanta que seu cliente consiga comprar ou pedir pelo WhatsApp com facilidade.
Surpreenda pelo afeto, não pelo preço
Mais do que o valor do presente, o que marca é o sentimento. Se você conseguir traduzir isso na sua comunicação e nas suas ofertas, com certeza vai encantar seu cliente - e as mães que vão receber o seu produto.
Você pode encantar com um bilhete especial na entrega: simples, mas faz muita diferença. Além disso, se puder, ofereça a opção de o cliente enviar o presente direto para a mãe com uma mensagem personalizada. Pode ser escrita à mão, impressa em um papel bem bonito ou até em áudio - pense no que combina mais com o seu público e use sua criatividade!
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