Vendas em alta? Guarde e invista para a baixa temporada

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É fácil se concentrar no momento e esquecer de olhar para o futuro quando as vendas estão em alta. Mas muitas empresas fecham as portas porque não dão conta dos períodos de baixa.

O segredo para um negócio sustentável está no equilíbrio entre aproveitar o momento e se preparar para os desafios. 

Você pode transformar o lucro da alta temporada em segurança financeira e crescimento estratégico.

Como aproveitar o momento de alta

Comece a construir ou reforce sua reserva de emergência, para fazer isso você vai separar uma parte dos lucros para criar um colchão financeiro. 

Uma dica prática é reservar entre 10% e 20% do faturamento extra, já que esse valor não costuma comprometer o fluxo de caixa. 

Se possível, mantenha esse dinheiro em uma carteira de investimento de fácil acesso, que gere rendimento, mas que tenha liquidez diária para que possa ser usado em uma emergência. 

Identificando custos fixos e variáveis

A ideia é você avaliar onde é possível economizar, comece listando as despesas fixas como aluguel, energia e salários. 

Depois, faça uma lista paralela de variáveis e coloque tudo o que puder lembrar, como melhorias ou compras não programadas, por exemplo. 

Durante a alta temporada, aproveite para quitar dívidas ou negociar melhores condições com fornecedores, isso ajuda a reduzir gastos futuros e dá mais fôlego ao seu caixa quando os ganhos diminuírem.

Seja na alta ou baixa, sustentar uma mentalidade econômica onde for possível é um alicerce para manter seu caixa sempre saudável, além de abrir mais possibilidades de desenvolvimento para seu negócio.

Pense em investir a médio e longo prazo

Além de criar reservas de emergência, considere aplicar parte dos lucros em melhorias no seu empreendimento. 

Explore opções de investimentos mais robustas e de médio a longo prazo que ajudem a valorizar suas economias, enquanto você se prepara para a próxima alta temporada. Se quiser aprender mais sobre investimentos, o blog InvesTalk é um bom lugar.

Planeje a baixa temporada

Evite esperar a baixa temporada chegar para perceber que ela é real e afeta o desempenho do ano, faça um planejamento de negócios sólido para manter um fluxo de caixa equilibrado. 

Como estratégia, você pode incluir campanhas de marketing que mantenham os clientes engajados, como descontos para compras antecipadas ou programas de fidelidade. 

Promoções no início do ano ou incentivos para compras recorrentes são formas eficazes de manter o faturamento estável após o período de festas. Manter a conversa com o cliente é uma boa oportunidade de fazê-lo comprar novamente. Para isto, tenha uma estratégia de CRM, por exemplo.

Se couber, diversifique seus produtos ou serviços para manter o faturamento ativo o ano todo. E acompanhe de perto suas receitas e despesas para ajustar o orçamento conforme necessário.

Com essas práticas, você transforma o lucro da alta temporada em uma oportunidade de crescer de forma sustentável e enfrentar desafios com confiança.

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* O cliente paga pelo produto de maior valor.

* O cliente paga pelos dois produtos de maior valor.

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